Tempo de chorar e tempo de sorrir – Parte 2


Tempo de chorar e tempo de sorrir – Parte 2

Introdução:
A história deste homem chamado Mefibosete é sem dúvida uma das mais dramáticas que conhecemos na Bíblia! Seu nome significa no Hebraico Vergonha destruidora ou destruidor da vergonha, alguns estudiosos afirmam que ele recebeu esse nome depois da morte de seu pai  Jonatas e seu avô Saul. Depois deste triste episodio a vida de Mefibosete mudou completamente sua infância sofreu uma grande mudança por conta do aconteceu com sua família.
 A tragédia veio sobre Mefibosete.
Quando Israel perdeu a batalha contra os filisteus quase todo exercito de Israel foi morto por seus inimigos, Saul quando viu que já não tinha como vencer e vendo que seus filhos já estavam mortos ele se desespera e se mata para não morrer por mão de um filisteu. Quando a noticia chega a Israel todos os da casa de Saul fogem inclusive a babá de Mefibosete e nesta fuga ela deixa o menino cair e quebra os dois pés acredito que por falta de cuidados ele veio a ficar aleijado dos pés.
Quando isto veio a acontecer com Mefibosete toda sua vida foi mudada ele começou a viver um tempo de choro de sofrimento, pois ele perdeu tudo, ele era da linhagem real era príncipe vivia bem tinha conforto tinha uma família , um pai der repente tudo que ele tinha se acabou e ele passa a viver envergonhado numa terra distante sem direito a mais nada perdeu o pai e seu avô perdeu seu direito de reivindicar o trono de Israel por ser aleijado não tinha mais direito  tudo que ele podia fazer era viver longe afastado da terra onde nasceu longe do palácio numa terra chamada LO-DEBAR (terra sem pasto ,improdutiva, lugar de silêncio)2 Samuel 9:4 e sofrendo com os piores sentimentos o medo a frustração o complexo de   inferioridade sem falar no medo que ele sentia de Davi tirar sua vida por causa de seu avô Saul sem dúvida pensava que em Davi existia algum sentimento de vingança. Sem dúvida este homem estava vivendo um tempo de choro e de muito sofrimento!
De Lo-debar Ao palácio
No capitulo 9 de II Samuel Davi chama seus servos e pergunta se ainda existe alguém da casa de Saul para que lhe faça benevolência por amor de seu grande amigo Jonatas pois Davi tinha uma aliança um pacto com Jonatas quando soube que existia um filho de seu amigo cuidou de buscá-lo deu ordem para que este homem fosse trazido imediatamente de Lo-debar acredito que grande foi a surpresa de Mefibosete quando viu a comitiva real vindo para leva lo a presença do rei , talvez ele pensava que Davi queria se vingar dele eu vejo pela reação dele quando chega diante do rei amedrontado até que Davi diz para ele: Não temas certamente usarei de benevolência para contigo e te restituirei tudo que era de teu pai e aparte de hoje comerás a mesa do rei todos os dias de tua vida. A reação de Mefibosete foi de quem não estava acreditando em que estava ouvindo então ele responde ao rei. Quem sou eu para tu olhares para um cão morto! Fico pensando como aquele homem havia sofrido e já sentia um nada se comparando com uma coisa tão sem valor algum quem é que dar valor a um cachorro morto Mefibosete sofria com um complexo de inferioridade que fez ele se compara com uma coisa tão nojenta e insignificante (um cachorro morto) Deus se lembrou de Mefibosete e mudou a sua sorte Deus restituiu todas as suas propriedades e lhe deu servos para cuidar do que era seu. E recebeu do próprio rei o direito de comer todos os dias na mesa do Rei como um filho de Davi. O que era choro tristeza dar lugar a um novo tempo na vida de Mefibosete O TEMPO DE SORRIR sua vida foi mudada completamente por causa do gesto de Davi, este pacto que Davi fez com Jonatas foi para vida toda ainda quando Israel sofreu com a fome que está escrito La em II Samuel 21 a fome era por causa da casa de Saul por ele tentou exterminar os gibeonitas aqueles que tinham recebido juramento que seriam poupados de morte quando Israel tomou posse da terra prometida, quando Davi perguntou o que poderia fazer para que ele pudesse reparar o mal que tinha vindo sobre eles então eles pediram sete filhos de Saul para morrerem enforcado. Então Davi assim fez mas a bíblia faz questão de dizer que Davi poupou a Mefibosete por causa do pacto que fez com seu pai Jonatas (II SM 21:07) .
Meu amado (a) que Deus traga vitória sobre a tua vida que este vale de lagrimas se torne em um vale de benção que o tempo de sorrir chegue para você também em nome de Jesus! Que você tome posse desta palavra para sua vida.
Que Deus vos abençoe em nome de Jesus!    
       Pr. Jailton da Silva pastor dirigente da Assembléia de Deus Shekinah congregação do Renascença III em Teresina capital do estado Piauí. Casado com a Pra. Silda Fernandes pai de dois filhos Nicollas Gabriel e Marcos André      


Nenhum comentário: